A campanha “Novembro Azul”, realizada em Bom Princípio do Piauí pela Prefeitura Municipal através da Secretária Municipal de Saúde, teve prosseguimento nesta quinta-feira (29/11) com várias palestras na Unidade Básica de Saúde – UBS. ”Valdivino Batista de Moraes“, Bairro 50. A campanha visa a prevenção do câncer de próstata, além de dicas de como prevenir e melhorar a saúde do homem.

Além das palestras, os participantes da campanha participaram de sorteios de brindes e de um delicioso café da manhã.

Enfermeiro Jefferson Araújo
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Para o Enfermeiro e Coordenador da Atenção Básica, Jefferson Araújo, a Campanha Novembro Azul em Bom Princípio do Piauí, busca orientar a população masculina, principalmente, sobre o câncer de próstata. Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o Câncer de Próstata.
ASCOM PMBP