Nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, a Turma de Pedagogia do Instituto Dexter realizou o I Simpósio em Educação Especial, Inclusão Educacional e Respeito à Diversidade. O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo Dário Marques de Barros, abordou temas cruciais para o campo da educação, com ênfase na Educação Especial como Prática Pedagógica na Escola Regular e na Formação dos Professores para o Atendimento à Diversidade.
A iniciativa contou com uma lista de convidados ilustres, incluindo o excelentíssimo prefeito Lucas Moraes, a Secretária Municipal de Educação Jacyrema Gouvêa, a Coordenadora da Educação Infantil Jéssica Gonsalves, a Diretora do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, Prof. Gorete Galeno, a Diretora da Unidade Escolar Lívio Ribeiro dos Santos, Prof. Natália Araujo, além do Prof. Herber Ferreira, graduado em História pela Faculdade Internacional do Delta, e Felipe Barros, estudante do curso de Licenciatura em pedagogia do Instituto Dexter.
As professoras Adriana Alves e Regilane também marcaram presença, assim como as palestrantes Elisangela Val e Maria Ediná dos Santos Silva. Durante o evento, houve a confecção de materiais pedagógicos realizado pela equipe SAPE e, para encerrar com chave de ouro, foi servido um delicioso coffee break, além da troca de ideias entre os participantes.
O I Simpósio em Educação Especial, Inclusão Educacional e Respeito à Diversidade se destacou como um marco importante no cenário educacional, promovendo discussões relevantes sobre como tornar a educação mais inclusiva e acolhedora para todos. Com a participação de autoridades, profissionais da educação e estudantes, o evento se mostrou uma plataforma valiosa para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de ser um espaço para o fortalecimento das políticas educacionais voltadas para a diversidade.
A presença do Prefeito Lucas Moraes e da Secretária Municipal de Educação Jacyrema Gouvêa demonstra o comprometimento da gestão com a melhoria da educação no município, enquanto a diversidade de palestrantes e participantes enriqueceu as discussões e a formação de redes de colaboração. O simpósio recebeu elogios e reconhecimento tanto do Prefeito Lucas Moraes quanto da Secretária Municipal de Educação, Jacyrema Gouvêa, por sua contribuição fundamental para a promoção de uma educação mais inclusiva e diversificada no município.
Este evento certamente deixou uma marca significativa no caminho em direção a uma educação que valoriza e respeita a diversidade de todos os estudantes em Bom Princípio do Piauí. A confecção de materiais pedagógicos e o delicioso coffee break proporcionaram momentos de interação e descontração, tornando o evento não apenas informativo, mas também um encontro inspirador para todos os envolvidos.
O Simpósio reforça a importância da constante busca por práticas pedagógicas mais inclusivas, visando a garantia do direito à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades e características individuais. É um sinal positivo de que a educação está evoluindo em direção a um ambiente mais acolhedor e adaptado às diferentes realidades.
Acreditamos que os insights e conexões estabelecidos durante esses dois dias terão um impacto duradouro na educação municipal e servirão como inspiração para futuros eventos e iniciativas voltadas à inclusão educacional e ao respeito à diversidade.
FONTE: SECOM – PMBPP