A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas. Com o objetivo de promover a alfabetização de estudantes na idade certa, o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, por meio de uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
As avaliações têm o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, no início do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma. (PLATAFORMA PARC).

Em nosso munícipio a Avaliação da Fluência teve início no dia 16/08 e irá até 27/08 do corrente ano. O público alvo são os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental que por meio da Plataforma CAEd/UFJF (Digital) os alunos fazem a leitura de palavras e textos com tempo limite e é realizado a gravação em áudio diretamente na plataforma, estes são orientados pelos professores.
Assim, o nosso munícipio visando o processo de alfabetização que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos e com ênfase e ao ritmo de cada estudante, viu necessário a volta das aulas presencias que está acontecendo de maneira gradual e segura, com o objetivo de focar no processo de letramento dos nossos estudantes.
“O município tem se dedicado em investir no retorno das aulas no âmbito presencial, depois de ano e meio de ensino remoto. Hoje agradecemos aos nossos professores, diretores, coordenadores e as famílias que mesmo com todas as dificuldades continuaram e dedicaram-se continuamente com a educação dos estudantes do nosso município”, disse a Secretária da Educação Jucilene Campelo Veras.

FONTE: SEMED – PMBPP