A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Cras Luiz Batista de Moraes cria o Projeto itinerante para disponibilizar acesso à leitura usando O Baú Imaginário. Por conta da Pandemia da Covid-19 as atividades presenciais do SCFV estão suspensas, com isso a Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS Luiz Batista de Moraes resolveu inovar e desenvolver atividades através do projeto Itinerante Baú Imaginário, que tem como objetivo fortalecer os vínculos afetivos familiares por meio da leitura compartilhada com as crianças e adolescentes, estimular a imaginação e a criatividade.

Uma equipe do CRAS Luiz Batista de Moraes juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho, estiveram hoje, segunda-feira (07/06) na residência de alguns usuários do SCFV dando início ao projeto, no qual seguirá com um calendário semanal de atividades que continuarão sendo entregues nas segundas, terças e quartas-feiras de acordo com o cronograma elaborado para atender cada aluno durante esse período de pandemia, momento em que as orientadoras estão indo até a residência do aluno com o Baú contendo livros, cadernos de desenho, lápis e tinta guache. O projeto utiliza metodologia lúdica onde o orientador social constrói um Baú com livros e visita cada criança dos grupos.

O responsável pelo aluno irá ler o livro para ele de forma lúdica, no caso da mãe ou o responsável familiar que não souber ler, a orientadora social irá dar orientações para o aluno de como fazer as atividades, sendo as mesmas recolhidas e guardadas no Baú Imaginário na semana seguinte. O público-alvo do projeto são crianças e adolescente de 03 a 14 anos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A ação permite o aluno adentrar no mundo da imaginação sem precisar sair de casa.

Por meio dessa interação, é possível ter uma percepção acerca das necessidades das famílias atendidas pelo serviço neste período de isolamento social e a adaptação das atividades durante a pandemia visando dar continuidade ao acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

É uma iniciativa muito importante porque através da leitura, a criança vai crescendo com outro olhar e visão de mundo, elas vão se divertir com o baú e ao mesmo tempo vai estimular o conhecimento, diz a Secretária Municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho Esse projeto tem por objetivo por meio das medidas de segurança levar atividades as crianças do serviço de convivência no município de Bom Princípio do Piauí, para que tenham o acesso às atividades nesse período de pandemia respeitando todas as medidas de segurança e normas dos decretos.