O encontro realizado na tarde de ontem quarta-feira (30) buscou conhecer a representação da população idosa, pessoas depressivas, sozinhas, viúvas ou que sofreram outras perdas, sobre o grau de satisfação, quanto aos benefícios obtidos na melhoria da saúde, com a convivência em grupos.

Secretário Municipal de Saúde, Antônio de Pádua Vieira
Para o secretário municipal de saúde, Antônio de Pádua vieira, as redes de relações são importantes fontes de suporte social e satisfação com a vida. Considerou o grau de satisfação como um dos indicadores de bem-estar no envelhecimento com qualidade de vida, descrevendo o nível de satisfação na participação social de idosos e demais beneficiários aos centros de convivência. A população em estudo fazem parte de grupos/centros de convivência.

O corpus da pesquisa, arquivado no banco de dados da secretária municipal de saúde, se baseou nas narrativas dos idosos entrevistados, que refletem a visão deles sobre a participação em grupos de convivência e suas experiências pessoais. A análise qualitativa das entrevistas foi realizada por meio da técnica da análise de conteúdo.
Pode-se observar que as relações sociais e o suporte social, sendo este emocional, instrumental ou informacional, favorecem a melhora da saúde de cada beneficiário assistidos por nossos programas. As atividades mais comentadas e realizadas pelos idosos, são as relacionadas à sociabilidade expressas no contato com os amigos, ocasião em que buscam compartilhar alegrias, tristezas e conhecimentos, além de receberem massoterapia, orientações diversas como alimentação saudável, espiritualidade, entre outras…
A secretaria municipal de saúde de Bom princípio do Piauí, tem como prioridade buscar e aprimorar sempre as melhorias na saúde do povo bomprincipiense. Disse o secretário.
ASCOM PMBP