A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Bom Princípio do Piauí foi realizada nesta quarta-feira (26/07), no auditório do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, no Centro. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social, o encontro teve a participação dos Conselheiros Municipais de Assistência Social, sendo o presidente João Paulo Sousa Machado.

O prefeito Apolinário Moraes participou da abertura e presidiu a mesa das autoridades junto com a Primeira-da e Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Karla, e o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, João Paulo Machado.

“Considero de suma importância esta conferência. A participação de todos é importante para o bom desenvolvimento da assistência em nosso município, que conta com diversas unidades e usuários”, falou o prefeito sobre a abertura do evento.
                                            Palestrante, Dilma Teles
O objetivo central do encontro foi analisar avaliar e deliberar as diretrizes para o financiamento e a gestão com vistas ao aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A palestra sobre o assunto foi feita pela Assistente Social, Dilma Teles.
             Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Karla Vieira Diniz
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Karla Vieira Diniz, a Conferência foi um espaço de debate coletivo, onde governo municipal e sociedade civil organizada tiveram a oportunidade de participar, discutir e avaliar a política pública, sendo parte de um amplo processo de diálogo e democratização da gestão pública. “Essa Conferência teve a finalidade de definir as prioridades de ações para os próximos anos reconhecendo as responsabilidades de cada ente federado”, explicou.
A IX Conferência Municipal de Assistência Social teve ainda como oportunidade a discussão sobre gestão e financiamento, primordial para efetivação do SUAS e para a consolidação das ações planejadas desde a realização da V Conferência Nacional, em 2005, cujo tema tratou do SUAS Plano 10: estratégias e metas para implementação da Política Nacional de Assistência Social.
     Primeira-dama e Sec. Mun. de Assistência Social, Ana Karla Vieira Diniz
A palestrante Dilma Teles, Assistente Social, destacou ainda que este é um momento oportuno para a população de Bom Princípio do Piauí identificar o caminho que a Assistência Social traçou no município, seus avanços e desafios, tendo em vista o atual estágio de desenvolvimento da política, em que a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) completa 20 anos e sua promulgação representou um marco no reconhecimento e garantia de direitos.
                     Secretário Municipal de Saúde, Antônio de Pádua Vieira
                     Vereadora Iracema Lima de Albuquerque(PSDC)
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Bernardo Ribeiro de Carvalho Filho
ASSCOM-PMBPP