A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar e Família que protege, realizou nesta terça-feira (18/05), às 10h, uma Live transmitida pela TV MULTIPLIK em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a participação do prefeito Lucas Moraes, da Secretária Municipal de Assistência Social Rivany Carvalho, da Secretária Municipal de Educação Jucilene Campelo, da secretaria Municipal de Saúde Naiara carvalho, da Secretária Municipal de Cidadania Cleane Moraes, do Psicólogo Demétrio Beltrão, da Assistente Social Naiane, conselheiros Tutelares e outras lideranças. para assistir a Live clique AQUI.
                                             Prefeito Lucas Moraes
O evento contou com participação de alunos através de vídeos e uma apresentação especial em alusão ao DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. Em Bom Princípio do Piauí a denúncia pode ser feita também no Conselho Tutelar, pelos números anexados ao fim desta matéria. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.
CONTATOS:
Conselho Tutelar: (86) 98116 – 2099