Prefeito Apolinário Moraes

A prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí através da secretaria municipal de saúde, realizou nesta quarta-feira (21) no pátio do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo a primeira conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, com participação dos comitês de execução e coordenação.

          Secretário Municipal de Saúde, Antônio de Pádua Vieira (Padinha)

O evento que teve como tema “GESTÃO INTEGRADA DO SANEAMENTO E O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO”, contou com a presença do prefeito Apolinário Moraes, do presidente da câmara de vereadores Jacinto Moraes, secretária de educação e cultura Jucilene Campelo, secretário de administração Lucas Moraes, secretário de saúde Antônio de Pádua Vieira, profissionais da saúde e população em geral.

    Douglas Lopes, representante da fundação nacional de saúde – FUNASA

O senhor Douglas Lopes, representante da fundação nacional de saúde – FUNASA, explanou a importância do plano municipal de saneamento básico para a cidade de Bom Princípio do Piauí, com legislação urgente e participação da FUNASA como órgão público vinculado ao ministério da Saúde (MS), com suas respectivas competências. Esclareceu ainda a diferença arcaica do conceito de fazer saneamento básico na perspectiva de fazer obras, e com prioridade o meio ambiente articulado com todos os aspectos envolvidos.

                           Elson Filho, Engenheiro Sanitarista Ambiental 

Em seguida foi a vez do Engenheiro Sanitarista Ambiental Elson Filho, que ao ministrar sua palestra, discorreu sobre o PMSB de maneira mais especifica, falou sobre a importância de uma cidade saneada, relatou objetivos e metas no horizonte de planejamento a serem executadas em curto, médio e longo prazo, mostrou ainda, de modo mais especifico as ações previstas e prioridade para os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e outros.

A 1ª Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico teve sua finalização com a votação e apresentação dos delegados do PMSB do município de Bom Princípio do Piauí.

    ASCOM-PMBP