O Centro de Referência da Assistência Social – Cras Luiz Batista de Moraes, realizou na manhã de hoje 11 de outubro de 2019, uma palestra sobre “Saúde da Mulher”.

Uma campanha mundial chamada Outubro Rosa, que acontece todos os anos especialmente no mês de outubro e visa conscientizar a população feminina, e também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A palestra foi ministrada pela Psicóloga da secretaria municipal de saúde – Dra. Rafaela com a parceria da Equipe do Cras.

Durante a palestra mulheres da comunidade e grupo de famílias referenciadas na Unidade foram informadas sobre a necessidade do conhecimento do corpo e sobre o autoexame, que deve ser rotineiro na vida de toda mulher.

Foi mencionada a importância do exame da Mamografia, este tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. E dos exames Ginecológico, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero e no diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis.

O objetivo da ação é despertar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce, para uma vida saudável e feliz.
Para a coordenadora do Cras, Rivane Carvalho, “nós do Cras trabalhamos com vários assuntos relevantes a qualidade de vida, como orientações de saúde, bem-estar e incentivo da pratica de exercícios físicos”. Disse. Na ocasião, foram entregues enxovais às gravidas assistidas pelo centro de referência em assistência social e carteiras do idoso aos idosos que compõem o grupo viver feliz, assistidos pelo cras. Onde também, participaram de uma palestra ministrada pela Dra. Lili, que em sua fala, explanou os direitos da pessoa idosa.

                                                    ASCOM PMBP