Começou, nessa terça-feira (6), a Oficina sobre Planificação da Atenção à Saúde da região da Planície Litorânea, na Câmara Municipal de Bom Princípio do Piauí. O evento realizado pela Prefeitura Municipal através da |Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, reuniu cerca de 70 profissionais que participaram do evento realizado nos dias 06 e 07 de junho.
A proposta de Planificação da Atenção Básica tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias municipais e estaduais de Saúde na organização dos macroprocessos da atenção primária à saúde e da atenção ambulatorial especializada.

As atividades realizadas foram embasadas conforme o material cedido ao município pela secretaria estadual de saúde do Piauí, seguindo um material especifico na sua proposta de informação e qualificação profissional. A proposta de planificação foi exposta pelo Enfº Jeferson Araújo, de forma clara para que os participantes pudessem atender o modelo de saúde, utilizando a experiência de Tauá como plano piloto.

O prefeito Apolinário Moraes, que, também participou do evento, deu boas vindas aos profissionais que compareceram, parabenizou-os e agradeceu-lhes pelo papel importante que cada um faz pela saúde da população bomprincipiense.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Bom Princípio do Piauí, Zilmar Silva, o processo é um importante passo para a melhoria do serviço e atendimento. “Nosso objetivo com essa oficina é possibilitar uma qualificação da gestão e, assim, reorganizar a situação da Saúde, garantindo maior qualidade no atendimento aos cidadãos. Esperamos alcançar o resultado desejado com a implantação da proposta aqui em Bom Princípio do Piauí”, disse a secretária. Dessa forma podemos concluir que através da avaliação, os objetivos propostos pela planificação foram repassados e absorvidos, porém os aspectos relacionados à estrutura de oficina obteve em média de 80% de excelência em todos os itens. assim acreditamos que a planificação no município de Bom princípio do Piauí foi abraçada por todos e que a assistência à saúde a partir de agora terá um novo modelo de assistência. Acrescentou a secretária.