A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí vem se mobilizando no engajamento à campanha Novembro Azul, que busca combater o câncer de próstata. Ações foi realizada no povoado São Miguel na manhã desta quarta-feira (21/11) buscando conscientização dos moradores.

A Secretaria de Saúde promoveu palestras realizada pelo Dr. Hydson e Enfermeiro Cleidem, voltadas aos servidores da Unidade Básica de Saúde de São Miguel e população em geral desenvolvendo ações educativas.

Bom Princípio do Piauí oferece serviço de saúde para os homens com foco no diagnóstico do câncer de próstata ainda na fase inicial, o que amplia em 90% as chances de cura. Nas unidades de saúde, homens com mais de 45 anos podem realizar marcação de exame de PSA e, se observada alguma anormalidade, o paciente é direcionado para uma consulta com um urologista. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, a campanha tem crescido a cada ano. “O homem se cuida menos que a mulher de forma geral. Então temos observado uma tendência de que o Novembro Azul se torne cada ano mais amplo, chamando a atenção para a linha de cuidados da saúde masculina”, afirma.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

ASCOM PMBP