O COVID-19 tem um componente de disseminação local a partir do contato entre pessoas, que faz com que a contaminação seja ainda mais rápida. Portanto, é válido lembrar que a atual situação de propagação do vírus em nosso município, não torna a Secretaria Municipal de Saúde e o gestor municipal culpados ou até mesmo omissos a população. A exatamente 1(um) ano atrás o Covid-19 causou desespero em todos os munícipes onde os decretos municipal e estadual foram obedecidos, o isolamento e o distanciamento social cumpridos e a Secretaria Municipal de Saúde era então procurada por pessoas que apresentavam sintomas semelhantes ao do vírus e talvez essa seja a diferença da realidade até então vivida por todos. A falta de informação causou pânico na população e cada um cuidou de si, mas mesmo após 1(um) ano de pandemia é inegável que a população ainda precisa ser reeducada e o que deveria ser voluntário, como por exemplo, o uso de máscara, uso de álcool em gel, distanciamento social, ainda deve ser obrigatório. Chegamos mais uma vez ao ápice da situação, em que atualmente uns poucos pagam pela ignorância de muitos. Apesar das circunstâncias, o que é da competência do município é cumprido de acordo com a demanda procurada, pois a Secretaria Municipal de Saúde deixa claro que as pessoas que apresentam sintomas do vírus e que procuram as Unidades Básica de Saúde são atendidas com prioridade. Em todas as UBS’s do município dispõem-se de médico e enfermeiro para atender a população em geral, mas em caso de suspeitos o mesmo é notificado para então, após os dias de isolamento social recomendado pela autoridade médica, realizar o teste rápido. Diante da gravidade de casos positivos confirmados mediante teste, o município disponibiliza bala de oxigênio para pacientes com síndrome respiratória, já para todos os casos confirmados a medicação para o tratamento da doença é cedida ao paciente através da Farmácia Básica do município. A falta de compreensão apresentada por indivíduos “leigos” sobre o assunto, acaba por dificultar o trabalho e a tentativa de controle da propagação do vírus, pois uma vez que dúvida que deveria ser excluída por explicação de uma autoridade médica, acaba se tornando uma bola de neve e o que deveria ajudar atrapalha. Não cabe apenas a Secretaria Municipal de Saúde cumprir as leis mediante decretos, cabe a todo e qualquer cidadão resguardar sua saúde individual e a de seus familiares. Todas as medidas de proteção foram e estão sendo apresentadas pelos meios de comunicação, sabemos que o momento é delicado e é inquestionável a compreensão da população juntamente com o cumprimento das medidas de proteção como forma de combate e controle da disseminação do vírus. Aos cidadãos que apresentam sintomas semelhantes ao do coronavírus, procure a Unidade Básica de Saúde e comunique a autoridade médica responsável quais os seus sintomas. Aos cidadãos em geral, respeite todas as medidas de proteção estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), evite a disseminação ou a contaminação do vírus em você, em seus familiares, amigos ou em qualquer pessoa que seja. O vírus não escolhe cor muito menos classe social e se não for por você, que seja por alguém que você ama.

Seja consciente. Proteja-se!