A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Princípio do Piauí em parceria com a Regional de Saúde, realizou na manhã de hoje, quinta-feira (24), uma caminhada, com saída de frente a câmara de vereadores, passando pelas principais ruas e finalizando na UBS do Bairro 50, onde todos participaram de palestras de conscientização à prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos mais prevalentes entre as mulheres de todo o mundo e que, se diagnosticado precocemente, apresenta grandes chances de cura.

Coordenadora da Regional de Saúde, Danila Pacheco

Por esse motivo – e para marcar o Outubro Rosa – foi realizada, na UBS sede, várias palestras com a Dra. Angélica Moura, médica da Unidade Básica de Saúde; com a Enfermeira e Coordenadora da Regional de Saúde, Danila Pacheco e com Silvana Meireles, Coordenadora da Atenção Básica da regional de Saúde da Planície Litorânea, que discutiu o tema com funcionários da saúde e população presente.

Coordenadora da Atenção Básica da regional de Saúde, Silvana Meireles

Para o Coordenador da Atenção Básica e Enfermeiro Jefferson Araújo, “manter hábitos de vida saudáveis e fazer sua mamografia a cada dois anos, dos 40 aos 69 anos de idade, são pontos-chave para a prevenção e diagnóstico precoce, pois o câncer é o crescimento de forma desordenada de células doentes de alguma região do corpo”, explicou.

O evento contou com a presença do prefeito Apolinário Moraes, que ao fazer uso da palavra, parabenizou os organizadores do evento e, falou da importância em fazer atos voltados à saúde de nossa população, principalmente no caso em pauta, que é a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Prefeito Apolinário Moraes

Durante a palestra, foi enfatizada pela secretária municipal de saúde, Naiara Carvalho, a importância do autoexame e relembrados cinco hábitos que ajudam a prevenir a doença: manter o peso ideal, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, reduzir a ingestão de álcool e, claro, estar em dia com os exames preventivos.

Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho

ASCOM PMBP