A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Bom Princípio do Piauí, realizou na manhã de hoje (30/11) um mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Diversos são os materiais utilizados para a conscientização da população, tais como: faixas, carro de som, diálogos, entrega de panfletos e repelentes entre outros.

Dezenas de pessoas se mobilizaram em uma caminhada organizada pela secretaria municipal de saúde, com intuito de cobrar mais participação da população em ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue e também hospedeiro do zika vírus e da febre chikungunya – o mosquito Aedes aegypti.

Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho
A manifestação que aconteceu nesta manhã, teve inicio em frente à câmara municipal de vereadores e contou com a presença do prefeito Apolinário Moraes, da secretária municipal de saúde Naiara Carvalho, Agentes comunitários de Saúde e demais funcionários da referida pasta.

“Caso as pessoas não se mobilizem e tomem uma atitude, nós infelizmente vamos passar por uma epidemia em Bom Princípio do Piauí, não só de dengue, mas também de chikungunya e zica, doença causada pelo mesmo mosquito, por isso, se medidas emergenciais não forem tomadas na cidade, com certeza teremos casos confirmados das três doenças. A dengue não é nada perto das consequências que as outras duas [zika e chikungunya] podem causar”, por isso, pedimos que todos os bomprincipienses tenham consciência e nos ajudem a combater o mosquito, pois, juntos podemos fazer a diferença. Disse a secretária de saúde.
Sintomas do zika vírus

Febre baixa, olhos vermelhos, sem secreção e sem coceira, dor de cabeça e nas costas, dores nas articulações e músculos e erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos. A preocupação maior em gestantes. Se infectadas pelo vírus, o bebê pode sofrer complicações nos órgãos, e desenvolver a microcefalia – cérebro mal desenvolvido.

Sintomas da febre chikungunya
Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

ASCOM PMBP