Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura de Bom Princípio do Piauí, realizou nesta terça-feira (13/11), uma palestra na Unidade Básica de Saúde, no povoado Córrego, sobre o “Novembro Azul”. Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem, o mês marca as campanhas de conscientização sobre a doença, uma das que mais afetam a população masculina.

A saúde do homem foi o foco da palestra Ministrada pelo Dr. Darlan e pelo Enfermeiro Joabson, onde explicaram que a intenção do Novembro Azul é ampliar o discurso sobre a doença e estimular o homem a procurar o médico e a prevenção.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

Ascom PMBP