A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (28/09), palestras de conscientização, prevenção e tratamento do tabagismo na câmara municipal.

Segundo o psicólogo Jorge Fernando, a ação visa alertar sobre os malefícios do tabaco que podem trazer para a vida do ser humano. “Foi muito positivo, pois os agentes da saúde se interessaram pelo tema e prestaram atenção nas nossas orientações. É importante que as pessoas tenham consciência que o corpo humano pode desenvolver uma série de doenças com o uso do cigarro ou qualquer outro tipo de tabaco”, disse.

A meta da secretaria municipal de saúde agora, é realizar campanhas de conscientização e criar no município, o programas voltados ao combate ao tabagismo.

O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer.

É considerado dependente do tabaco quem fuma regularmente, não consegue ficar sem a substância e, se fica, experimenta diversos sintomas relacionados a uma crise de abstinência.

ASCOM PMBP