A Secretaria de Saúde de Bom Princípio do Piauí, realizou nesta quinta-feira (14/03) no Pátio do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, a V Conferência Municipal de Saúde do município. Com o tema “Democracia e Saúde”, o evento teve como cerimonialista, o enfermeiro Jeferson Araújo e reuniu um grande número de profissionais da saúde do município e da região.

Participaram da conferência o Prefeito Apolinário Moraes; a Secretária de Saúde do município, Naiara Carvalho; a secretária municipal de Educação e Cultura, Jucilene Campelo; a secretária municipal de Finanças, Noélia Pereira; o secretário municipal de Meio Ambinte e Turismo, Chico Zé; os vereadores Pedro Neto e Padinha; o subtenente Alves Silva e o Tenente Thauzer, do 2º BBM do Corpo de Bombeiros da cidade de Parnaíba.

                  Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho
A abertura da conferência ficou a cargo da Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, que deu boas vindas ao público presente e, agradeceu ao prefeito Apolinário Moraes pelo total apoio dado à secretaria pelo poder executivo e destacou a humanização no atendimento ao usuário e a criatividade no uso dos recursos financeiros a disposição.
Prefeito Apolinário Moraes

O Prefeito Apolinário Moraes, agradeceu à presença de todos e reforçou total apoio entre prefeitura e saúde. “Quero deixar claro que estaremos sempre pronto pra ajudar, pois nosso dever é dar à nossa população bomprincipiense uma saúde de qualidade, parabéns á todos pela organização e à vocês que aqui estão, para elaborar junto com nossos profissionais, planos e metas voltadas à melhoria da saúde de nosso município, sabemos das dificuldades enfrentadas, diante de uma crise enorme que vem atingindo o país e, principalmente num município como o nosso, de padrão 06, mas com nossos esforços e com as Graças a Deus estamos conseguindo grandes êxitos na saúde para o nosso município. disse Apolinário Moraes.

A Bióloga Especialista em Gestão e Técnica da SESAP, Márcia Araújo, palestrante especialmente convidada, que em sua palestra lembrou da importância do SUS na saúde pública do Brasil, ressaltando que a humanização e o acolhimento devem nortear o atendimento ao usuário. Ela fez um breve histórico sobre o SUS e mostrou a importância da sua criação para a universalização do serviço de saúde pública no Brasil.

                Tenente Thauzer, Corpo de Bombeiros de Parnaíba
Destacou a importância dos eixos que foram trabalhados na conferência como fundamentais na formulação das propostas que serão levadas as conferências estadual e federal.
Após a apresentação das experiências exitosas na rede pública de saúde do município, deu-se a formação das bancadas de discussão para se trabalharem os eixos. Os debates bastante produtivos formaram as propostas do município e segundo a secretária, Naiara Carvalho, conseguiram sintetizar as demandas da saúde do município.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, a Conferência de Saúde é um importante momento de debate e discussão onde o poder público, entidades representativas e a população têm a oportunidade de, juntos, discutirem propostas, apresentarem alternativas e avaliarem as condições de saúde do município e analisarem o que já foi conquistado. “Tivemos a oportunidade nesta conferência de discutir a situação da saúde do nosso município e também apresentar propostas de melhorias que vão desde ações a nível local como estadual e nacional. Desse modo a participação da população e das pessoas que estão diretamente ligadas aos serviços de saúde do nosso município é de fundamental importância para a construção de novas diretrizes que possam melhorar os serviços de saúde, não só em nosso município, mas em todo o país.” Destacou.
O secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Chico Zé, falou da importância da parceria, “saúde e Meio Ambiente”, para uma saúde de qualidade no município de Bom Princípio do Piauí.

                Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Chico Zé

ASCOM