Reconhecendo que os primeiros 06 anos de vida da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social aderiu ao Programa Criança Feliz, instituído por Decreto Federal nº 8.869, de 05 de outubro de 2016.

O Programa Criança Feliz constitui numa estratégia intersetorial que busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida; fortalecendo a trajetória brasileira, com redução de vulnerabilidades e desigualdades, potencializando a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas.

Prefeito Apolinário Moraes

Para fortalecer a intersetorialidade das ações municipais do programa, vai garantir apoio socioassistencial a 100 famílias do município com crianças de até seis anos de idade. Através do programa, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) irá promover visitas domiciliares aos beneficiários, garantindo o acompanhamento social e os encaminhamentos médicos, psicológicos e pedagógicos, quando necessário.

O programa terá a participação das Secretarias de Assistência Social; Educação e Saúde. O público beneficiado são gestantes e crianças de até 36 meses (0 a 3 anos) pertencentes ao Programa Bolsa Família; e crianças de até 72 meses (0 a 6 anos) beneficiárias da Prestação Continuada (BPC).

Sargento Vieira

O acompanhamento das famílias será realizado por Três Visitadoras, profissionais da Saúde e por assistentes sociais que darão o apoio ao desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Este acompanhamento é fundamental para garantir o desenvolvimento com mais qualidade. Além disso, os profissionais também irão acompanhar o cronograma de vacinação das crianças, orientando as famílias sobre a importância de manter as vacinas em dia.

O evento contou com a presença do prefeito Apolinário Moraes , Secretário de Saúde, Antônio de Pádua Vieira; Secretário Municipal de Administração, Lucas Moraes; Secretária Municipal de Finanças, Noélia Pereira; Vereadores, Assistente Social e Psicólogo.

Em sua fala, o prefeito Apolinário Moraes agradeceu ao público presente, acrescentando “Ficamos muito felizes em aderir a esse programa, pois ele é extremamente importante, tendo em vista que o que acontece na primeira infância tem repercussões para o resto da vida e a criança bem estimulada, se desenvolve melhor socialmente. O Programa será mais um instrumento de desenvolvimento para nossas crianças e nossas famílias”, afirmou Apolinário Moraes.

Vereador Neto

Secretário Municipal de Administração, Lucas Moraes