A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Princípio do Piauí vem a público, esclarecer os fatos em relação às inverdades repassadas por um perfil em redes sociais. Apesar do momento ser de união, alguns utilizam do que é mais sensível para a vida das pessoas, sua saúde, para desviar o foco, que é cuidar da saúde da nossa população. A tentativa é de desarmonizar as ações que estão sendo executadas para prevenir o aparecimento da COVID-19 em nosso município. Politicagem não cabe para esse momento tão difícil que estamos enfrentando. Sentimo-nos na obrigação em prestar os devidos esclarecimentos à população bomprincipiense.
A INFORMAÇÃO aponta que o município gastou R$ 305.332,00 (trezentos e cinco mil reais) em combate ao coronavírus. Fato, recebemos um valor que pode ser consultado pelo cidadão, no site do Tribunal de Contas do estado (https://www.tce.pi.gov.br/painel-covid/) que credita ao município de Bom Princípio do Piauí, o valor de R$ 305.332,00 para contrato, sendo que até o presente momento a secretaria municipal de saúde gastou/pagou, apenas R$ 39.264,50 (trinta e nove mil duzentos e sessenta e quatro reais e cinquenta centavos) com a compra de macacões, óculos de proteção, mascaras, luvas e álcool gel. Portanto, informamos à população bomprincipiense que a quantia publicada no perfil de um tal cidadão, que cita a quantia como gasta, chegando a dizer que a cidade de Bom Princípio do Piauí gastou mais com a covid-19 do que a cidade de Parnaíba, “NÃO PROCEDE”, Informação falsa, “FAKE NEWS”. Pois o valor citado em sua publicação está muito distante do valor gasto pelo município no combate ao novo Coronavírus. O município de Bom Princípio do Piauí tem um plano de contingenciamento contra a COVID- 19, e segue as orientações da Secretaria de Saúde do Estado, Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e também conta com a experiência dos nossos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde e estão a frente do planejamento das ações a serem realizadas.
Não vamos mudar o foco, nossas ações estão voltadas para a COVID-19, mas, precisamos também nos preocupar com os demais problemas de saúde.
UNIÃO é a palavra que deve permanecer! Se cada um fizer sua parte, juntos faremos o todo.
Pedimos que todos continuem em isolamento social!!! #FICAEMCASABOMPRINCÍPIO

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde