Dos 224 municípios do estado do Piauí, apenas 71 atingiram a meta, Bom Princípio do Piauí é um deles. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% desta população específica. A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou no dia 06 de agosto e no dia 30 de agosto, um dia antes da data provável do término da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu vacinar quase 100% das crianças do município.

Foram 26 dias de campanha com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sede e zona rural. A Campanha Nacional de Vacinação tinha como objetivo alcançar todas as crianças na faixa etária estabelecida, mesmo as que estavam com o cartão em dia.

No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberam a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Já as que tomaram uma ou mais doses receberam a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha. A vacina contra o Sarampo foi aplicada em todas as crianças na faixa etária estabelecida, com uma dose da Tríplice Viral, desde que não tivessem sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A meta foi cumprida através de ações da Secretaria Municipal de Saúde, que envolveram atendimentos nas unidades de saúde da área urbana e rural, orientações nas escolas do município, realização de Dia D e busca ativa dos agentes comunitários de saúde. Atividades à quais, que também contaram com apoio da prefeitura municipal.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, o trabalho e o esforço das equipes de vacinação do Município foram fundamentais para se atingir a meta. “Agradeço o empenho de todos. Esse é o compromisso que temos com o Sistema Único de Saúde (SUS), com a população e, principalmente, com as nossas crianças”, ressalta Naiara Carvalho. Ela também destaca a mobilização e a parceria da prefeitura municipal, entidade, que atua apoiando sempre a secretaria municipal de saúde, agradeço de já o prefeito Apolinário Moraes pelo apoio e por estar sempre nos apoiando pra que possamos exercer um serviço de qualidade diante do nosso município.
ASCOM PMBP