Centenas de pessoas participaram do desfile em comemoração ao dia 07 de setembro em Bom Princípio do Piauí. A estimativa foi da Secretaria Municipal de Educação que organizou a programação com as escolas da sede do município. O desfile aconteceu na manhã de hoje (06) em alusão ao dia da Independência do Brasil comemorado amanhã em todo país e levou muitos bomprincipienses para assistir.

As bandeiras foram hasteadas em frente à Prefeitura Municipal pelo Prefeito Apolinário Moraes, pela Secretária Municipal de Educação Jucilene Campelo e pelo aluno Henrique, do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo.

A fanfarra Luiz Gonzaga de Freitas coloriu a avenida e deram o tom da marcha que percorreu também parte da Avenida Cirilo Vieira de Albuquerque e Teresinha de Jesus, se apresentando para as autoridades e público presente.

Na avaliação da secretária municipal de Educação e Cultura, Jucilene Campelo, o evento foi um sucesso. ”A comunidade bomprincipiense é muito participativa e veio assistir. Destacamos a presença de muitos familiares acompanhando as crianças. Todas as escolas foram muito bem representadas, trouxeram para a avenida seu capital humano e mostraram o quanto a Educação é essencial para uma nação mais justa, igualitária e para a formação dos cidadãos”. Disse.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Diversas notícias, chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato histórico ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

Ascom PMBP