Prefeitura realiza desfile cívico em alusão ao 07 de setembro em Bom Principio do Piauí

Centenas de pessoas participaram do desfile em comemoração ao dia 07 de setembro em Bom Princípio do Piauí. A estimativa foi da Secretaria Municipal de Educação que organizou a programação com as escolas da sede do município. O desfile aconteceu na manhã de hoje (06) em alusão ao dia da Independência do Brasil comemorado amanhã em todo país e levou muitos bomprincipienses para assistir.

As bandeiras foram hasteadas em frente à Prefeitura Municipal pelo Prefeito Apolinário Moraes, pela Secretária Municipal de Educação Jucilene Campelo e pelo aluno Henrique, do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo.

A fanfarra Luiz Gonzaga de Freitas coloriu a avenida e deram o tom da marcha que percorreu também parte da Avenida Cirilo Vieira de Albuquerque e Teresinha de Jesus, se apresentando para as autoridades e público presente.

Na avaliação da secretária municipal de Educação e Cultura, Jucilene Campelo, o evento foi um sucesso. ”A comunidade bomprincipiense é muito participativa e veio assistir. Destacamos a presença de muitos familiares acompanhando as crianças. Todas as escolas foram muito bem representadas, trouxeram para a avenida seu capital humano e mostraram o quanto a Educação é essencial para uma nação mais justa, igualitária e para a formação dos cidadãos”. Disse.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Diversas notícias, chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato histórico ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

Ascom PMBP

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *